Projeto Pedagógico 2025
"Ecologias da Paz"
JUSTIFICATIVA
A educação ambiental é essencial para formar cidadãos críticos e responsáveis. Através do contato com a natureza e do respeito à diversidade cultural, este projeto busca desenvolver um comportamento proativo em relação ao entorno, promovendo a saúde mental, a inclusão social e a valorização da biodiversidade.
O projeto visa não apenas educar, mas transformar a forma como os alunos se relacionam com si mesmos, com os outros e com o meio ambiente. Ao promover o respeito às diversidades culturais e o contato com a natureza, espera-se criar uma cultura de cuidado, inclusão e sustentabilidade em toda a comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL
Promover a conscientização e a prática das ecologias pessoal, social e ambiental, integrando os alunos ao desenvolvimento sustentável e à cidadania ativa, com ênfase no respeito às crenças e costumes individuais e no contato com a natureza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Promover o autoconhecimento e bem-estar:
Estimular os alunos a refletirem sobre seus hábitos pessoais e a adotarem práticas que melhorem sua saúde mental e física. -
Fomentar o respeito à diversidade cultural:
Promover atividades que incentivem o respeito e a valorização das diferentes crenças, costumes e tradições presentes na comunidade escolar. -
Desenvolver habilidades sociais e emocionais:
Criar espaços para o diálogo e a empatia, fortalecendo a convivência pacífica e solidária entre os alunos. -
Conscientizar sobre sustentabilidade ambiental:
Ensinar sobre a importância da preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis na vida cotidiana. -
Incentivar o envolvimento comunitário:
Estimular a participação ativa dos alunos em projetos de voluntariado e ações que beneficiem a comunidade local. -
Criar conexões com a natureza:
Proporcionar experiências práticas ao ar livre que promovam o contato direto com a natureza e a compreensão de sua importância para a vida. -
Desenvolver projetos interdisciplinares:
Integrar diferentes áreas do conhecimento (ciências, história, artes) para abordar temas relacionados à ecologia e à paz de forma ampla e contextualizada. -
Fomentar a criatividade e inovação:
Estimular os alunos a desenvolverem soluções criativas para desafios sociais e ambientais enfrentados pela comunidade. -
Avaliar impactos e resultados:
Criar mecanismos de avaliação que permitam mensurar o impacto das atividades no comportamento e na percepção dos alunos em relação às ecologias e à paz. -
Fortalecer o sentido de pertencimento:
Promover um ambiente escolar onde os alunos se sintam parte de uma comunidade que valoriza a paz, a diversidade e a sustentabilidade.
1º semestre
1. O que é ecologia?
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Origem da palavra e a divisão nos fatores: origem grega (oikos - casa e logos - estudo)
2. Trabalhar na construção das palavras "ecologia" e "economia"
3. A hipótese Gaia
4. Fator Biológico
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A atuação do ser humano e o impacto ambiental de nossas atividades que estão modificando o Planeta de forma devastadora;
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A importância da vegetação para a biodiversidade e como a perda de cobertura vegetal afeta os ecossistemas;
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Interação entre plantas, animais e o ambiente, abordando a importância da preservação biológica para manter o equilíbrio ecológico;
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Plantio de Biodiversidade;
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Compostagem e Ciclagem de Nutrientes - agricultura sustentável: redução de lixo e promoção de solos saudáveis.
5. Fator Físico
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Ciclo Hidrológico - como o ciclo da água é afetado por fatores físicos, como a urbanização e desmatamento;
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A importância da preservação de áreas naturais e o impacto da impermeabilização das cidades, levando à criação de enchentes;
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Energia e sustentabilidade;
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Alternativas energéticas e seu impacto no meio ambiente, como a poluição, desmatamento para mineração, entre outros.
2º semestre
1. Ecologia Pessoal
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Hábitos pessoais de saúde e bem-estar;
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Promoção da autoestima;
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A importância das emoções nos comportamentos e pensamentos;
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Mindfulness e Yoga.
2. Ecologia Social
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Empatia e solidariedade;
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Cidadania e direitos humanos;
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Preconceito às crenças individuais e religiosas;
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Costumes e tradições de diferentes culturas da comunidade escolar.
3. Ecologia Ambiental
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Problemas ambientais locais;
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Horta, pomar e jardim;
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O impacto do ser humano na natureza;
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Reciclagem e preservação ambiental.