top of page

Projeto Pedagógico 2025 
"Ecologias da Paz"

JUSTIFICATIVA

A educação ambiental é essencial para formar cidadãos críticos e responsáveis. Através do contato com a natureza e do respeito à diversidade cultural, este projeto busca desenvolver um comportamento proativo em relação ao entorno, promovendo a saúde mental, a inclusão social e a valorização da biodiversidade.

 

O projeto visa não apenas educar, mas transformar a forma como os alunos se relacionam com si mesmos, com os outros e com o meio ambiente. Ao promover o respeito às diversidades culturais e o contato com a natureza, espera-se criar uma cultura de cuidado, inclusão e sustentabilidade em toda a comunidade escolar.

OBJETIVO GERAL

Promover a conscientização e a prática das ecologias pessoal, social e ambiental, integrando os alunos ao desenvolvimento sustentável e à cidadania ativa, com ênfase no respeito às crenças e costumes individuais e no contato com a natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover o autoconhecimento e bem-estar:
    Estimular os alunos a refletirem sobre seus hábitos pessoais e a adotarem práticas que melhorem sua saúde mental e física.

  • Fomentar o respeito à diversidade cultural:
    Promover atividades que incentivem o respeito e a valorização das diferentes crenças, costumes e tradições presentes na comunidade escolar.

  • Desenvolver habilidades sociais e emocionais:
    Criar espaços para o diálogo e a empatia, fortalecendo a convivência pacífica e solidária entre os alunos.

  • Conscientizar sobre sustentabilidade ambiental:
    Ensinar sobre a importância da preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis na vida cotidiana.

  • Incentivar o envolvimento comunitário:
    Estimular a participação ativa dos alunos em projetos de voluntariado e ações que beneficiem a comunidade local.

  • Criar conexões com a natureza:
    Proporcionar experiências práticas ao ar livre que promovam o contato direto com a natureza e a compreensão de sua importância para a vida.

  • Desenvolver projetos interdisciplinares:
    Integrar diferentes áreas do conhecimento (ciências, história, artes) para abordar temas relacionados à ecologia e à paz de forma ampla e contextualizada.

  • Fomentar a criatividade e inovação:
    Estimular os alunos a desenvolverem soluções criativas para desafios sociais e ambientais enfrentados pela comunidade.

  • Avaliar impactos e resultados:
    Criar mecanismos de avaliação que permitam mensurar o impacto das atividades no comportamento e na percepção dos alunos em relação às ecologias e à paz.

  • Fortalecer o sentido de pertencimento:
    Promover um ambiente escolar onde os alunos se sintam parte de uma comunidade que valoriza a paz, a diversidade e a sustentabilidade.

​​

1º semestre

1. O que é ecologia?

  • Origem da palavra e a divisão nos fatores: origem grega (oikos - casa e logos - estudo)

2. Trabalhar na construção das palavras "ecologia" e "economia"

​3. A hipótese Gaia

4. Fator Biológico

  •  A atuação do ser humano e o impacto ambiental de nossas atividades que estão modificando o Planeta de forma devastadora;

  • A importância da vegetação para a biodiversidade e como a perda de cobertura vegetal afeta os ecossistemas;

  • Interação entre plantas, animais e o ambiente, abordando a importância da preservação biológica para manter o equilíbrio ecológico;

  • Plantio de Biodiversidade;

  • Compostagem e Ciclagem de Nutrientes - agricultura sustentável: redução de lixo e promoção de solos saudáveis.

5. Fator Físico

  • Ciclo Hidrológico - como o ciclo da água é afetado por fatores físicos, como a urbanização e desmatamento;

  • A importância da preservação de áreas naturais e o impacto da impermeabilização das cidades, levando à criação de enchentes;

  • Energia e sustentabilidade;

  • Alternativas energéticas e seu impacto no meio ambiente, como a poluição, desmatamento para mineração, entre outros.

2º semestre

1. Ecologia Pessoal

  • Hábitos pessoais de saúde e bem-estar;

  • Promoção da autoestima;

  • A importância das emoções nos comportamentos e pensamentos;

  • Mindfulness e Yoga.

2. Ecologia Social

  • Empatia e solidariedade;

  • Cidadania e direitos humanos;

  • Preconceito às crenças individuais e religiosas;

  • Costumes e tradições de diferentes culturas da comunidade escolar.

3. Ecologia Ambiental

  • Problemas ambientais locais;

  • Horta, pomar e jardim;

  • O impacto do ser humano na natureza;

  • Reciclagem e preservação ambiental.

(21) 2286-4946 I (21) 99076-9525

R. Barão de Iguatemi, 364 - Praça da Bandeira, Rio de Janeiro - RJ, 20270-060, Brazil

©2025 por Colégio Eduardo Guimarães. 

bottom of page