
Colégio Eduardo Guimarães
Nossa História, Nossa Missão: Educação Inclusiva e Transformadora
Desde 1969, o Colégio Eduardo Guimarães se destaca como pioneiro na educação inclusiva. Com uma história de mais de cinco décadas, oferecemos um modelo educacional único, que integra alunos em Classes Regulares e Grupos Especiais, garantindo equidade no acesso à educação e promovendo o desenvolvimento pleno de crianças, jovens e adultos com e sem deficiências. Superamos preconceitos e construímos um ambiente onde todos são acolhidos e impulsionados a desenvolver suas habilidades e conhecimentos, com autonomia e independência.
Uma Escola Inclusiva por Essência
Para nós, uma escola inclusiva é aquela que recebe todos os alunos, sem exceção ou imposição, e oferece um ensino de qualidade adaptado às necessidades individuais. Nossa proposta educacional é centrada no aluno e orientada pela diversidade, visando uma formação integral que transcende os limites da sala de aula.
Parceria PEA/UNESCO
Desde 2000, somos uma Escola Associada ao Programa PEA / UNESCO. Essa parceria nos permite desenvolver projetos inovadores focados na paz, direitos humanos e diversidade cultural, como nosso Projeto Pedagógico "Educação Inclusiva, uma Educação Possível", que busca uma mudança de olhar em relação à participação da pessoa com deficiência na escola e na sociedade.
Nosso trabalho é solidificado nos 4 Pilares da Educação da UNESCO:
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Aprender a Conhecer: Estimular a busca e a construção do saber.
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Aprender a Fazer: Desenvolver habilidades práticas e aplicá-las em diferentes contextos.
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Aprender a Ser: Cultivar o autoconhecimento, a autonomia e a ética.
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Aprender a Conviver: Fomentar o respeito às diferenças, a empatia e a colaboração.
Resultados que Transformam
Os resultados de mais de cinco décadas de dedicação à inclusão são notáveis. Hoje, somos reconhecidos nacional e internacionalmente como um referencial no campo da educação, inclusive por encaminhar nossos alunos para o mercado de trabalho e estágios através de parcerias estratégicas.
“Uma escola democrática não segrega. Inclui. Integra.” (Clara Rosa da Silva Werner)