IMG_9298.heic

Colégio Eduardo Guimarães

O Colégio Eduardo Guimarães, desde 1969, trabalha com sólidas bases da ação inclusiva na educação, oferecendo dois caminhos: o das Classes Regulares e dos Grupos Especiais que atendem crianças, jovens e adultos com deficiências, visando promover equidade no acesso à educação através do atendimento educacional especializado, da integração social e do desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos, com autonomia e independência.

A escola desenvolve a inclusão de forma plena, superando preconceitos e crenças discriminatórias. Entende-se por escola inclusiva, aquela que recebe todos os alunos, sem exceção ou imposição, promovendo um ensino de qualidade; propõe um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades. Tem uma proposta educacional que se orienta a partir do paradigma da diversidade e de princípios educacionais centrados no aluno, visando uma educação integral.

Trabalhamos apoiados nos 4 Pilares da Educação da UNESCO: APRENDER A APRENDER, a FAZER, a SER e a CONVIVER. Dando ênfase às ECOLOGIAS PESSOAL, SOCIAL E AMBIENTAL, partindo do autoconhecimento, a relação com o outro e com o mundo que nos cerca.

Filiados ao Programa PEA / UNESCO (Programa das Escolas Associadas a UNESCO) desde 2000, nos abrimos aos projetos que são totalmente voltados para a PAZ, sendo que o nosso Projeto Pedagógico “Educação Inclusiva, uma Educação Possível”, visa uma MUDANÇA DE OLHAR em relação à participação da pessoa com deficiência na escola e na sociedade.

Os resultados alcançados no decorrer de mais de cinco décadas de trabalho, percorrendo os caminhos da inclusão são extremamente exitosos. Hoje nossa escola é um referencial nacional e internacional no campo da educação, inclusive encaminhando nossos alunos para o mercado de trabalho ou para estágios através de parcerias.

O regime de funcionamento é de externato, atendendo todos os alunos dentro de suas necessidades e faixas etárias. Dentro da Educação Básica, o estabelecimento mantém o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e o Ensino Médio. Oferece ainda na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

“Uma escola democrática não segrega. Inclui. Integra.” (Clara Rosa da Silva Werner)