Banner Wix - Projeto 2024_edited.png

Projeto Pedagógico 2024
"Virtudes e forças pessoais para um mundo de paz"

JUSTIFICATIVA:

As Forças de Caráter (ou pessoais), e as Virtudes, desempenham um papel fundamental na construção da boa convivência e de um mundo de paz. Elas referem-se a atributos e qualidades positivas que moldam o caráter de uma pessoa e influenciam suas ações e comportamentos.

O termo "forças de caráter" foi introduzido pelos psicólogos Martin Seligman e Christopher Peterson, que identificaram 24 forças humanas universais, divididas em seis categorias principais, as Virtudes: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência.

A relevância das forças de caráter e virtudes na construção de uma convivência saudável e pacífica é evidente. Elas nos guiam para uma autêntica compreensão do outro, promovendo empatia, respeito e solidariedade. Quando cultivamos essas qualidades em nós mesmos e reconhecemos sua importância nos outros, somos capazes de construir relacionamentos baseados na confiança, colaboração e harmonia.

Além disso, as forças de caráter e virtudes nos impulsionam a agir de forma ética e responsável. Elas nos incentivam a fazer escolhas que beneficiem não apenas a nós mesmos, mas também a sociedade como um todo. Ao priorizar princípios como honestidade, justiça e compaixão, estamos contribuindo para um ambiente mais equitativo e inclusivo, essenciais para a promoção da paz.

Na medida em que cada indivíduo cultiva e utiliza suas forças de caráter e virtudes, ele se torna um agente de transformação e de propagação da paz. A partir de pequenas ações diárias, é possível promover um efeito positivo e contagiar aqueles ao nosso redor. Através da prática consciente dessas qualidades, podemos construir uma sociedade mais pacífica e justa, onde prevaleçam o diálogo, a compreensão mútua e a resolução pacífica de conflitos.

Portanto, é vital reconhecer e valorizar a importância das forças de caráter e virtudes para a construção de uma boa convivência e de um mundo de paz. Ao desenvolver essas qualidades em nós mesmos e incentivá-las nos outros, podemos fazer a diferença e contribuir para a criação de um mundo mais harmonioso e sustentável para todos.

OBJETIVO GERAL:

Utilizar as Forças de Caráter na Educação, ressaltando seu valor na formação dos estudantes e no desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e harmoniosa; oferecer inúmeros possibilidades, tanto para o desenvolvimento pessoal dos estudantes quanto para a formação de uma sociedade mais justa, empática e pacífica. Ao promover essas qualidades desde cedo, a educação contribui para a construção de um mundo melhor, onde os indivíduos são guiados por princípios positivos e valores humanos fundamentais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Autodesenvolvimento: Ao conhecer e cultivar suas próprias forças de caráter, os estudantes têm a oportunidade de explorar e expandir seu potencial pessoal. Isso os auxilia no desenvolvimento de uma autoimagem positiva, autoconfiança e autorreflexão, promovendo uma maior consciência sobre suas capacidades e limitações.

2. Autocontrole e autorregulação: As forças de caráter proporcionam às pessoas ferramentas para lidar com emoções negativas, controlar impulsos e tomar decisões ponderadas. Ao trabalhar essas qualidades desde cedo, os estudantes adquirem habilidades de autorregulação emocional, o que pode impactar positivamente sua vida acadêmica e sua personalidade.

3. Promoção da resiliência: As forças de caráter, como otimismo, perseverança e gratidão, fortalecem a capacidade de enfrentar desafios e superar obstáculos. Ao ensinar aos estudantes como utilizar essas qualidades, a educação os prepara para lidar com adversidades de forma mais positiva e construtiva, desenvolvendo resiliência e adaptabilidade.

4. Construção de relacionamentos saudáveis: As forças de caráter, como empatia, compaixão e generosidade, exercem papel fundamental na construção e manutenção de relacionamentos saudáveis e significativos. Ao incentivar o cultivo dessas qualidades na educação, promovemos um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e respeitoso, onde os estudantes aprendem a se relacionar de forma mais empática e colaborativa.

5. Aprendizado moral e ético: As forças de caráter são baseadas em virtudes e princípios morais universais, como honestidade, justiça e responsabilidade. Ao integrar esses conceitos na educação, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver sua consciência moral, adquirir valores éticos sólidos, tomar decisões conscientes e assumir a responsabilidade por suas ações.

6. Criação de cidadãos engajados e responsáveis: Ao cultivar as forças de caráter, a educação promove a formação de indivíduos comprometidos com o bem-estar da sociedade e do planeta como um todo. Os estudantes são encorajados a exercer liderança, engajar-se em ações de responsabilidade social e contribuir para o desenvolvimento sustentável e pacífico da comunidade.

1º semestre

1. Afinal, o que é virtude?

1.1- Virtude segundo Aristóteles
1.2– As seis virtudes e suas forças

• Sabedoria

• Humanidade

• Temperança

• Justiça

• Coragem

• Transcendência

2. Capital Psicológico Positivo – suporte necessário para melhorar a vida das pessoas e instituições

• Otimismo

•  Esperança

• Auto eficácia (autoconfiança)

•  Resiliência

2º semestre

1. O que são forças de caráter?

​2. As forças de caráter:

• Criatividade, Curiosidade, Abertura de espírito, amor ao

aprendizado, Perspectiva

• Amor, bondade, Inteligência Social

• Autorregulação, Prudência, Humildade/ Modéstia, Perdão e

compaixão

• Cidadania, Imparcialidade, Liderança

• Bravura, Persistência, Integridade, Vitalidade

• Apreciação da beleza, Gratidão, Esperança, Humor,

Espiritualidade

3. O fortalecimento das forças de caráter para uma vida com sentido e propósito

• Quais são as minhas forças de caráter?

• Como aplicar as minhas forças de caráter para uma vida mais feliz e harmônica?