top of page

Festa do Folclore

Atualizado: 19 de set. de 2023

Folclore significa conjunto das tradições, lendas, canções e costumes populares de um país e região. Por ser tratar de um país enorme em território, a diversidade cultural e folclórica são vastas e muito ricas no Brasil.


Para a Festa do Folclore deste ano, cada turma do turno da tarde escolheu uma região do nosso país e, desde o início de agosto, vem trabalhando e pesquisando sobre as especificidades de cada local; ensaiando suas músicas, danças e aprendendo sobre a culinária específica de cada parte do Brasil.


Antes do dia da apresentação, os alunos colocaram muito empenho para enfeitar suas "barracas" e preparar quitutes para os convidados.


O grande dia chegou e a apresentação foi iniciada com a região Sudeste. A turma do CRPzinho pesquisou sobre essa região, onde o Samba teve seu berço no início do século XX, e preparou iguarias culinárias saborosas. E assim, o CRPzinho entrou em cena.



A próxima turma estudou sobre a maior região brasileira, que abriga a maior floresta do mundo. O professor Flávio indagou o público, e a resposta correta é o Norte. O 1° e 2° ano apresentam o Carimbó, uma das danças mais conhecidas do Norte e também prepararam um delicioso bolo de aipim.



A próxima região a ser apresentada é a menor do país, com apenas três estados e temperaturas negativas - a região Sul. O CRP estudou o clima, as danças, as comidas típicas e muitas outras características que fazem da região Sul um lugar especial da nossa diversidade cultural. O famoso Pau-de-fitas foi escolhido para a apresentação da turma.


A turma do 3°, 4° e 5° ano entrou em cena representando a região Nordeste e abrilhantou a tarde com uma encenação impecável, além das danças do Bumba-meu-boi e o Frevo, duas peças importantes da cultura folclórica nordestina.



Chegamos à última região, o Centro-Oeste, onde se localiza Brasília, nossa capital, e o deslumbrante Pantanal. Os alunos fizeram viagens virtuais para conhecer essa região durante os meses de pesquisa e o coral, regido pelo professor Bruno, representou a região cantando "Canta Brasil", de Gal Costa.


O evento foi encerrado enaltecendo a riqueza da diversidade cultural do Brasil. A Coordenadora Júlia enfatizou que dentro de um só povo, encontramos muitos povos diferentes e essa é a beleza do nosso Brasil.


Para fechar com chave de ouro, os alunos receberam os pais e responsáveis para apreciar suas pesquisas e degustarem as iguarias de cada região.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page