top of page

Abertura do Projeto Pedagógico 2023

O ano letivo começou e, com ele, demos início ao nosso projeto pedagógico “Você Tem Fome de Quê?”. Para marcar a data e inserir o tema junto aos alunos, contamos com a presença da doutora Crismarie Hackenberg, que realizou uma dinâmica de atividade musical coletiva, promovendo não só a temática do projeto pedagógico, como a integração entre os estudantes, professores e direção do EG.

O tema central da atividade foi uma frase musical dos Titãs: Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?

A experiência foi estruturada com um tema universal: investigarmos por meio da psicomotricidade as palavras: fome, sede, desejo, necessidade e vontade.

A proposta de integração começou explorando o ritmo da música com a criação de movimentos originais individuais e aos poucos fomos criando duplas e quartetos, até que nos tornamos um grupo grande em roda. Todas as possibilidades de criações, sentimentos e dinâmicas foram elaboradas ao som da batida firme e robótica que só um rock dos anos 80 pode produzir.

Movimentos rítmicos, engajados com pernas e braços, os corpos duros, pesados, foram se soltando aos poucos, com mais emoção, e sendo unificados por meio do ritmo sem a letra da música. Pois é o ritmo que promove a relação de igualdade e de coletividade.

Depois a partir da letra da música, os alunos e professores sentiram a força do movimento e da voz de todos juntos cantando ao final da atividade, promovendo um “grito de guerra”, um “hino de ação”, um “propósito coletivo” para ser entoado por todo ano de 2023 formando e fortalecendo uma rede de pessoas que promovem o bem e querem melhorar o mundo.

A atividade revela muito do propósito do EG: transformar e revelar um mundo de igualdade e possibilidades para todos.

Afinal, a fome e a sede de cada um se revelaram o caminho para o aprendizado social, pois generosamente nos conectamos cantando com as outras pessoas, e as muitas vozes se transformaram na fome e sede do mundo.

PROJETO PEDAGÓGICO 2023 - “Você tem fome de quê?”

Como escola associada ao PEA/UNESCO, pensando na realidade da sociedade contemporânea, frente a todas as desigualdades e no nosso compromisso em contribuir na formação integral de nossos alunos, como sujeitos de transformação do mundo, escolhemos o tema “Você tem fome de quê?”, que abrangerá muitas das ODSs propostas pela ONU.

Nosso objetivo é conscientizar e sensibilizar nossos alunos, e a comunidade escolar, sobre a necessidade da participação de todos na erradicação da pobreza, da fome e da promoção de uma educação de qualidade, da saúde e moradia digna para todos, dentro da nossa esfera de ação.


Veja galeria de fotos do turno da manhã:


Confira as fotos do turno da tarde:


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page